domingo, 22 de fevereiro de 2009

CARNE VALE

SERÁ QUE TODOS OS FOLIÕES AINDA SABEM O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA CARNAVAL? PENSO QUE NÃO...
A PALAVRA CARNAVAL ESTÁ RELACIONADA COM A IDÉIA DE “AFASTAMENTO” DOS PRAZERES DA CARNE MARCADA PELA EXPRESÃO “CARNE VALE”. SÃO OS ULTIMOS TRÊS DIAS QUE ANTECEDEM A QUARESMA, LONGO PERÍODO DE PENITÊNCIAS E PRIVAÇÕES DOS CHAMADOS “DIAS GORDOS”, EM ESPECIAL A TERÇA-FEIRA GORDA.
DEIXEMOS DE LADO A CULTURA E VOLTEMOS A REALIDADE, HOJE EM DIA, CARNAVAL É SINÔNIMO DE FESTA DA CARNE, ONDE NINGUEM É DE NINGUEM, HÁ QUEM AINDA PULE CARNAVAL COM INOCÊNCIA, MAS A GRANDE MAIORIA NÃO É ASSIM.
AINDA HÁ FESTAS POPULARES, PORÉM NINGUEM MAIS QUER SABER O QUE FESTEJAR DEIXANDO SUAS DIVIDAS NA GAVETA, A FAMILIA PRA TRÁS E VAMOS EMBORA...
MUITOS COMETEM O ENGANO DE ACHAR QUE O ANO COMEÇA DEPOIS DO CARNAVAL, UMA GRANDE MENTIRA, POIS O ANO CONTINUA E AÍ VÊM OS PROBLEMAS ACUMULADOS, AS DÍVIDAS ATRASADAS QUE NÃO PODERÃO SER PAGAS PORQUE O DINHEIRO FOI USADO EM BENEFICIO DA DIVERSÃO DURANTE ESSA GRANDE FESTA POPULAR, E É AÍ QUE O BRASILEIRO SE ENROLA, POIS FICA O ANO TODO PAGANDO DIVIDAS E NO CARNAVAL ELAS DESAPARECEM, PELO MENOS NO PENSAMENTO...
ONDE ESTÁ A CRISE MUNDIAL? A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DIMINUIU? OS JUROS CAIRAM? A PEDOFILIA ACABOU?
A RESPOSTA PRA TODAS ESSAS PERGUNTAS É UMA SÓ, NÃO E NÃO... NÓS APENAS NOS DEIXAMOS INFLUENCIAR PELO QUE A FUNESTA MÍDIA TRANSMITE QUE É NADA MAIS NADA MENOS DO QUE MULHERES SEMINUAS EM DANÇAS IRREVERENTES, MUITO DINHEIRO SENDO JOGADO FORA ENQUANTO AINDA EXISTEM FAMINTOS NA RUA, DESABRIGADOS DAS ENCHENTES, MULHERES APANHANDO DE MARIDOS, CRIANÇAS SENDO MOLESTADAS POR PESSOAS INESCRUPULOSAS.
CARNAVAL UM DIA JÁ FOI A FESTA DO POVO, MAS HOJE NÃO É MAIS. HOJE É A FESTA LITERALMENTE DA CARNE, ONDE OUVIMOS SEMPRE A FRASE “NESTE CARNAVAL, USE CAMISINHA”, NINGUEM MAIS FESTEJA O CARNAVAL COMO OS DIAS QUE ANTECEDEM O LONGO PERIODO DE SACRIFICIOS, SERÁ QUE ALGUEM SE LEMBRA DE JESUS QUANDO ESTÁ NO MEIO DA FOLIA?
O QUE EU QUERIA UM DIA, É QUE O MUNDO, PELO MENOS EM CERTO ANO, DEIXASSE DE PRODUZIR A BELA FESTA DA CARNE E REVERTESSE TODA A VERBA EM PROTEÇÃO A MENORES ABANDONADOS, EM AUXILIO A VITIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, EM AMPARO A VITIMAS DA VIDA, EM AJUDA A PESSOAS ESQUECIDAS PELA SOCIEDADE, É PEDIR DEMAIS?

“o que se espera de uma nação,
onde o herói é a televisão
e passa todos os seus meses mal,
e melhora tudo no carnaval”

6 comentários:

  1. Muito bom o texto! Sempre é bom lembrar da realidade escondida por detrás das máscaras! E viva a diversão consciente!

    ResponderExcluir
  2. Sabe Leo, concordo com vc, é um otimo texto. Sabe o que mais me impressiona no carnaval?As disputas entre as chamadas 'rainhas de bateria', cada uma querendo aparecer mais que a outra, exibindo seus corpos de uma maneira vulgar e gastando dinheiro em fantasias com preços faraonicos. E tem tb a midia mostrando o carnaval de Salvador como o melhor do Brasil, onde mostram só a parte bonita da festa, quer dizer, os ricos em seus camarotes ou atras do trio com seus abadas carissimos.E o povo mesmo, esse fica do lado de fora, nas chamadas "pipocas", onde só acontecem brigas e muitas das vezes, até morte. Mas é isso aí,infelizmente temos que conviver com isso.
    Um abraço.
    Milena, amiga da Luciana.

    ResponderExcluir
  3. Olha, até concordo com vc, mas me diga: o que resta a esse povo, que não tem motivos nenhum para se orgulhar de ser brasileiro, senão a alegria do carnaval? Sei que muitos deixam de comprar seus alimentos, pagar suas dividas para viver a alegria desses 3 dias de festas. Afinal, será que esse povo não merece?

    ResponderExcluir
  4. Nossa, vc tem uma visão muito boa das deficiencias desse nosso pais, adorei o que disse sobre o carnaval e sobre o significado dessa festa.Pena que nem todos tem consciencia de quanto dinheiro se joga fora com tudo isso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Resposta ao meu caro Felipe:
    Meu caro, acho que o povo pode se orgulhar em ser brasileiro de outra forma, tipo ajudando o próximo, sendo digno e honrando a familia deles e dos próximos... quem ajuda o próximo, pode festejar os 365 dias do ano e ñ esperar só esses 3 dias de festa...obrigado pelo conentario, ñ gosto de responder ninguem, mas o seu comentario me chocou...

    ResponderExcluir
  6. Pois é... essse é o país do carnaval, mas é o país do desemprego, da roubalheira, da corrupção, vc tira o pé do chão por 4 dias e na quarta feira, vc tem que por os pés no chão de novo... um dia o povo acorda´!!

    ResponderExcluir