ESSE RITUAL JAPONÊS DE SUICÍDIO ERA TODO CERCADO POR REGRAS E CERIMÔNIAS. OS GRANDES GUERREIROS QUE O REALIZAVAM SE PREPARAVAM COM BANHOS DE PURIFICAÇÃO, ESCREVIAM POEMAS E ATÉ CONTAVAM COM TESTEMUNHAS. O ATO VISAVA, NA MAIORIA DAS VEZES, REPARAR A HONRA DO SUICIDA, MANCHADA, POR EXEMPLO, POR ALGUMA CONDUTA INDIGNA. EM JAPONÊS, O TERMO HARAQUIRI SIGNIFICA ALGO COMO "CORTAR A BARRIGA" E É UMA FORMAR VULGAR DE SE REFERIR AO SEPPUKU ("CORTAR O VENTRE"), A EXPRESSÃO MAIS NOBRE PARA ESSE TIPO DE SUICÍDIO. O RITUAL FAZIA PARTE DO CÓDIGO DE ÉTICA DOS SAMURAIS. QUE EM SUAS CERIMÔNIAS, CONTAVA ENTRE AS TESTEMUNHAS E PARENTES, UM AMIGO OU INIMIGO, QUE SE CHAMAVA KAISHAKUNIN E ERA RESPONSÁVEL PELO GOLPE DE MISERICÓRDIA CASO A MOERTE DEMORASSE CHEGAR AO SAMURAI.
A HISTÓRIA DO HARAQUIRI É MUITO INTERESSANTE, A MEU VER FAZ UMA MISTURA DE CORAGEM E COVARDIA, CORAGEM POR TIRAR A PRÓPRIA VIDA E COVARDIA POR NÃO ERGUER A CABEÇA, RECONHECER A FALHA, BATER A POEIRA E DAR VOLTA POR CIMA.
INFELIZMENTE É ISSO QUE ANDA ACONTECENDO COM A NOSSA SOCIEDADE, MILHÕES DE PESSOAS PRATICAM HARAQUIRI SEM SABER, COMO POR EXEMPLO, OS USUÁRIOS DE DROGAS, OS ÁLCOÓLICOS, AS PROSTITUTAS, AS MULHERES QUE CONVIVEM COM HOMENS VIOLENTOS PENSANDO QUE UM DIA VIRARÃO SANTOS E SE EU FICAR AQUI DANDO EXEMPLOS PREENCHEREI PAGINAS DE MODELOS DE HARAQUIRI, MAS NÃO PENSE QUE ESSES EXEMPLOS SÃO UMA FORMA DE SUICIDIO PARA LAVAR A HONRA, MUITO PELO CONTRÁRIO, SÃO SUICIDIOS LENTOS QUE MANCHAM A HONRA DE QUALQUER UM.
GOSTARIA DE ALERTAR A TODOS SOBRE UM EM ESPECIAL, O HARAQUIRI DA JUVENTUDE, UM HARAQUIRI MODERNO PODEMOS DIZER ASSIM, ONDE A CADA DIA MILHÕES DE JOVENS EM TODO MUNDO VÃO CONSUMINDO SUAS VIDAS ATRAVÉS DE DROGAS, ÁLCOOL, IMPRUDÊNCIAS, IMATURIDADE ETC...VOCÊ DEVE ACHAR QUE ESTOU SENDO MUITO RADICAL, MAS SAIA PARA UMA “BALADA” E REPARE A SUA VOLTA O TANTO DE JOVENS QUE ESTÃO CONSUMINDO ÁLCOOL, COCAÍNA E MACONHA, DROGAS QUE SÃO MAIS ENCONTRADAS NA NOITADA, EMBORA HAJAM MUITAS OUTRAS COM ACESSO UM POUCO RESTRITO, E LOGO APÓS SAIRÃO COM SEUS CARROS FEITO LOUCOS RISCANDO O ASFALTO, ALUCINADOS PELO EFEITO DESSAS DROGAS, ARRISCANDO SUAS VIDAS E DE FAMÍLIAS QUE TRAFEGAM NA NOITE APÓS TALVES UMA REUNIÃO DE FAMILIA OU ATÉ VOLTANDO DE IGREJAS.SEJAM ELES FILHOS DE POBRES, METIDOS A RICO OU MAURICINHOS DECLARADOS, DE QUALQUER FORMA SÃO PESSOAS POBRES DE ESPIRITO, PRECISANDO URGENTEMENTE DE ALGO BOM QUE IRÁ SUPRIR UMA CERTA CARENCIA DE EXISTENCIA.
É ESSE HARAQUIRI QUE ME INCOMODA PROFUNDAMENTE, ATÉ QUANDO IREMOS TER NOTICIAS DE JOVENS SAINDO DE “BALADAS” E SE METENDO EM CONFUSÃO, CONSCIENTE OU INCONSCIENTE MENTE POR EFEITO DE ALUCINÓGENOS E QUANTAS FAMILIAS IRÃO SOFRER?
ESSES JOVENS ESTÃO SE MATANDO AOS POUCOS E NÃO SENTEM ISSO, E AO INVÉS DE HONRAREM SUAS FAMÍLIAS, ESTÃO AS ENVERGONHANDO PERANTE A SOCIEDADE, É UM HARAQUIRI MODERNO COMO JÁ FALEI E MUITO DIFERENTE DO ORIGINAL, É TRISTE SABER ISSO.
ACHO INTERESSANTE QUE ASSIM COMO NO HARAQUIRI ORIGINAL, O DO SÉCULO XXI TAMBÉM EXISTE O KAISHAKUNIN SÃO REPRESENTADOS PELOS FALSOS AMIGOS, QUE ESTARAM COM OS JOVENS, MAS NA HORA QUE ESSES JOVENS CAEM, ELES ESTARÃO ALI SÓ PARA DAR O GOLPE DE MISERICÓRDIA QUE MUITAS VEZES É UM SÓ, O ABANDONO.
NÃO SOU CONTRA NENHUM TIPO DE DIVERSÃO, DESDE QUE NÃO DESRESPEITE NINGUEM, NÃO VÁ FERIR NINGUEM, QUE SIGA AS NORMAS, QUE NÃO VÁ CONTRA A LEI, MAS PARECE QUE TUDO QUE É CONTRA A LEI É MELHOR, TALVEZ SEJA PELA QUESTÃO DA ADRENALINA EM FAZER ALGO ERRADO, MAS DEPOIS COM OS ANOS, VEMOS QUE NÃO VALE A PENA, TEMOS QUE VIVER NOSSOS MOMENTOS, MAS RESPEITANDO O MOMENTO DOS OUTROS, VAMOS HONRAR NOSSA FAMILIA E SEMPRE PENSAR NO PRÓXIMO QUANDO DECIDIRMOS FAZER ALGO ERRADO.